quarta-feira, 6 de maio de 2020

Ano I Eixo: Ciências Naturais/Matemática e suas tecnologias

Atividade do dia 14 de agosto
Tudo o que pretendemos fazer necessita de planejamento. Caso contrário, muita coisa sairá errada.

Vamos fazer uma festa?

Objetivo
Utlizar operações fundamentais para chegar a um número exato.
Desenvolver o hábito de fazer anotações e listas para organizar.
Utlizar a lógica na hora de organizar algo.

Objeto
Operações fundamentais/ Lógica/ Organização

Habilidades
Planejar uma festa de aniversário calculando quantidades relacionadas ao número de convidados. 
Desenvolver a habilidade de organizar e preparar eventos através de lista.
 
AGORA, NO CADERNO, COMECE AS ANOTAÇÕES:

Primeiro passo
Número de convidados: 10 

1. Você precisa ir à rua fazer as compras para a festa. Faça a lista.

2. A confeitaria (casa de bolos) tem três tipos de bolo:
1kg= 60 reais 
2kg= 85 reais
3kg= 150 reais
Escolha o sabor.

3. Um CENTO (cem) de salgados ou doces custa 20 reais. Para que cada convidado coma 5 unidades, quantos salgados ou doces serão necessários?

4. Cada garrafa de suco enche 8 copos. Serão servidos aos convidados, dois copos. Quantas garrafas você deverá comprar?

5. Cada garrafa de suco custa 11 reais. Quanto você vai gastar?

6. O que você vai usar pra ornamentar (enfeitar) a festa? Cada pacote custa 25 reais. Escolha.
Adesivos
Painel gigante de palhaço

200 balões coloridos
Luzinhas - 15 lâmpadas

7. Qual será o tema da sua festa? (Algum personagem de filme, desenho...) Olhe o preço dos alugueis.
     200 reais
   
    180 reais

    250 reais
             100 reais

8. Monte uma playlist (lista de músicas) com pelo menos cinco músicas que não podem faltar.
1.
2.
3.
4.
5.

9. Quanto vai lhe custar a festa?

10. Tudo planejado? Agora é hora de fazer o convite. Não se esqueça das informações necessárias: Dia, hora e local da festa.

Se desejar, faça um desenho da festa com as escolhas que você fez. 
__________________________________________________

Atividade do dia 07 de agosto

MULTIPLICAÇÃO

Você sabe multiplicar?
A operação é importante para resolvermos várias situações-problema no dia a dia. 
Faça as atividades do livro nas páginas 114 e 115.
Você é bom na tabuada de multiplicar?
Desafie um colega no grupo a resolver uma operação de multiplicação. 
Lance a operação no grupo dizendo quem vai resolver e em seguida, corrija para ele. 
_________________________________________________

Atividade cidade do dia 24 de julho
Clique na imagem para ficar nítida.

Atividade do dia 20 de julho
Clique na imagem para ficar nítida.

Clique para ler a matéria
https://www.dombosco.com.br/noticias/como-incentivar-o-empreendedorismo-infantil.html

Atividade do dia 13 de julho
Combinações e multiplicações
Vá às últimas páginas do livro. Recorte as gravuras, troque as roupas do menino e da menina. Calcule quantas combinações é possível fazer.
Faça anotações em seu caderno.
Menino
Menina


_______________🌺____________
Atividade do dia 10 de julho

Tratamento da Informação - Gráfico de barras horizontais
Objetivo: Adquirir informações através de números organizados em gráfico.
Mostrar que o gráfico tem a forma mais prática e rápida para expor as informações contidas em um texto.

Para que serve um gráfico? Onde geralmente encontramos gráfico?

No livro de Matemática, págs. 46 e 47, nos mostra o gráfico de barras horizontais. Faça a atividade.
Continue a fazer a atividade das páginas 48 e 49.
Lembre-se: No fim da tarde, a correção estará aqui para verificar se você acertou! 😊





15 de junho, segunda-feira

Vamos analisar número e fazer cálculos?
Pegue o seu caderno.
Atividade 1. Observe o número.
A. Com quantos algarismos esse número é formado? 3

B. Escreva como se lê esse número ou seja, por extenso. CENTO E OITENTA E QUATRO

C. Qual algarismo tem maior valor absoluto?  O VALOR ABSOLUTO É O VALOR DELE MESMO - 8

D. Qual algarismos tem menor valor absoluto? - 1

E. Qual o maior valor relativo ao lugar em que ocupa? O VALOR RELATIVO É EM RELAÇÃO AO LUGAR QUE OCUPA NAS ORDENS E CLASSES: DEZENA, CENTENA... O ALGARISMO 2 PORQUE ELE VALE 100

F. Qual o menor valor relativo ao lugar em que ocupa? O ALGARISMO 4 PORQUE ELE SÓ VALE 4.

G. Quais números é possível formar com esses algarismos? 481- 418- 148- 814- 841

H. Qual o antecessor e sucessor deste número? 183/185

I. Qual a decomposição deste número? 100+80+4

J. O dobro dele é__ 368

K. A metade deste número é __ 92

L. Qual o triplo deste número? 552


______________________🌺____________________

Atividade do dia 12 de junho, sexta-feira
Vamos refletir sobre os nossos hábitos de higiene APÓS a pandemia?


Faça em seu caderno:
1. Liste com horário, os seus momentos fixos de higiene pessoal:

2. Existem circunstâncias, incidentes que nos obrigam a ter momentos de higiene extra. Dê exemplos de situações.

3. É correto afirmar que esse momento de pandemia nos ensinou a ter muitos cuidados de higiene. Não podemos de forma alguma voltar a agir como agíamos...
Marque o que vai mudar na sua vida de hoje em diante.
(.  ) Colocar imediatamente a roupa que veio da rua para lavar.
( . ) Jamais pisar dentro de casa com sapatos usados na rua
( . ) Fazer uso de garrafa para água, individual.
( . ) Não compartilhar batom com colegas.
(.  ) Não compartilhar garrafas de água com colegas.
(.  ) Jamais merendar sem higienizar as mãos.
( . ) Higienizar as mãos depois de pegar nas mãos das pessoas.
(.  ) Montar um kit higiênico dentro da mochila (toalhinha, álcool em gel, guardanapo, escova e pasta de dente, lenço umidecido...)
( .  ) Usar roupa de outras pessoas sem lavar antes.
( .  ) Lavar as mãos, sempre que possível.
( .  ) Evitar levar as mãos ao nariz, olhos e boca antes de higienizá-las.

ESTA ATIVIDADE É DE REFLEXÃO E RESPOSTAS INDIVIDUAIS/PESSOAIS





ATIVIDADE DO DIA 03 DE JUNHO, quarta-feira

Vamos refletir...
E se você morasse em um lugar  onde as pessoas não tivessem o cuidado necessário? Jogassem lixo no chão, quebrassem as coisas, cuspissem...
Pois é... O mundo é a nossa casa. Uma enorme bola azul!!!
Clique no link para cantar. Análise a letra da música.
  Filhote do Filhote

 Veja a definição da palavra FILHOTE

Veja, cuidadosamente a letra da música.

Respostas

Em seu caderno, responda.
1. Qual o assunto do texto? O planeta Terra
2. Quem é o Filhote do Filhote? A geração dos bichos, o filho do filho do filho...e assim em diante.
3. O que tem de legal nesse mundo azul? As coisas naturais: as plantas, os animais, as águas e vegetação...
4. De que forma podemos fazer a terra florescer? Preservando, cuidando do planeta...
5. Em sua opinião, porque ela é chamada de Bola Azul? Porque tem mais água que terra.
6. Desenhe em seu caderno o que mais te encanta na natureza. Crie uma legenda. Resposta Pessoal.

_____________________________🌺______________________

ATIVIDADE DO DIA 22  DE MAIO, sexta-feira


   Matemática é uma ciência que relaciona a lógica com situações práticas habituais. Ela desenvolve uma constante busca pela veracidade dos fatos por meio de técnicas precisas e exatas. Ao longo da história, a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada, prosseguindo em constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos.
Vamos usar a lógica?

Em seu caderno, responda a atividade.

Atividade 1. Leia com atenção para resolver as situações. Use a lógica.

CORREÇÃO

A) Marta, Maria e Ana pesam juntas 124 quilos. Marta pesa 62, Maria pesa a metade do peso de Marta. Qual o peso de Ana? 
Quem pesa menos?
Quem pesa mais?

Cálculos
124 - 62= 62
62:2= 31
62+31=93
124-93=31
Então, Marta pesa 62, Maria pesa 31 e Ana pesa 31.

B) Numa sala tem quatro cantos. Em cada canto tem um 🐈. Cada gato vê 3 gatos. Qual o total de gatos nessa sala?
Nessa sala tem 4 gatos porque cada gato está num canto e não vê a si mesmo, só vê os outros 3.

C) O senhor José resolveu atravessar o rio com todos os seus animais, mas não podia atravessar todos de uma vez em sua canoa. Acompanhe esse trabalho.
Ele pegou a canoa e levou um bode, um cachorro e um cágado. O cão não quis ficar, voltou com o dono. Então ele colocou na canoa o macaco, um periquito na gaiola, um gato mais o cão. Atravessou o rio pela segunda vez. Voltou e pegou o restante dos animais e levou para o outro lado do rio: uma ovelha, dois jabutis e três tatus.
Quantas viagens Seu José precisou fazer pra levar todos os bichos? 3 viagens

Quais bichos ele levou? Bode,cachorro, cágado, macaco, periquito, gato, ovelha, jabuti e tatu.

Quantos bichos no total tinha Seu José? 12 animais

D) Carla, Dina, Rita e Aline receberam um convite de Sara para um animado piquenique na floresta. Todas foram. Carla, mesmo estando de dieta, só comendo frutas e legumes levou para o piquenique duas cestas de pão doce para dar às colegas. Cada uma recebeu três unidades. Restaram na cesta 5 pãezinhos. Quantos pães ela levou?
3x 4= 12
12+5=17
Carla levou 17 pães para o piquenique.

Atividade do dia 12 de maio

  Biomas brasileiros




Estudo no Livro de Ciências, página 34 a 43.
_______________________________________________



Vírus

 Coronavírus (COVID-19)

Doenças e patologias

COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família dos coronavírus. Registros da doença iniciaram-se no ano de 2019, mas a identificação do agente causador e as consequências dessa infecção só ocorreram no ano de 2020.
Responsável por causar febre, dificuldade respiratória e tosse, essa infecção assemelha-se a uma gripe. Entretanto, a dificuldade respiratória não é comum na infecção causada pelo influenza (vírus da gripe). A transmissão da COVID-19 ocorre de uma pessoa para outra por meio do contato com gotículas respiratórias. Assim sendo, uma das medidas para se prevenir é evitar locais com aglomerações de pessoas.
ATENÇÃO: A COVID-19 é uma doença nova e muitos estudos estão sendo feitos a respeito dessa infecção. Assim sendo, novas informações podem ser adicionadas a este texto à medida que as pesquisas sobre o tema avançarem.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família do coronavírus, o SARS-Cov-2. Esse vírus, assim como outros dessa mesma família, é capaz de provocar infecções que afetam o sistema respiratório. Desse modo, ela pode facilmente ser confundida com uma gripe ou resfriado. 
A COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família dos coronavírus.







































A COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família dos coronavírus.
Os primeiros casos da doença ficaram conhecidos no final de 2019, quando a Organização Mundial da Saúde foi comunicada a respeito de vários casos de pneumonia, sem causa definida, ocorrendo na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. No dia 7 de janeiro de 2020, as autoridades identificaram o agente causador da doença.
Rapidamente a COVID-19 espalhou-se por vários locais do planeta, levando a Organização Mundial de Saúde a classificar a doença como uma pandemia. Até o dia 31 de março de 2020, 846.577 casos haviam sido confirmados e 41.944 mortes haviam ocorrido no mundo.


Quais os sintomas da COVID-19?

Como a COVID-19 é uma doença que afeta o sistema respiratório, seus sintomas estão, principalmente, relacionados a esse sistema, o que a torna semelhante, muitas vezes, a uma gripe ou resfriado.  Até o momento, os principais sintomas conhecidos são febre, tosse e dificuldade para respirar. Mas outros sintomas podem ser observados, como dores, corrimento e congestão nasais, dor de garganta e diarreia.
Vale salientar que algumas pessoas podem ser assintomáticas, ou seja, estarem infectadas, mas não desenvolverem sintomas. Outras, no entanto, podem ter a doença de maneira grave. Essa última situação ocorre, principalmente, em pessoas idosas e naquelas que possuem outros problemas de saúde, como hipertensão, problemas cardíacos e diabetes.








































Os principais sintomas da COVID-19 são febre, dificuldade respiratória e tosse.
Os principais sintomas da COVID-19 são febre, dificuldade respiratória e tosse.

Como é a transmissão da COVID-19?

A COVID-19 pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio de gotículas respiratórias eliminadas pelo doente ao espirrar ou tossir. Essas gotículas podem também contaminar superfícies, assim, uma pessoa pode adquirir a infecção ao tocar nessas superfícies contaminadas, pois pode transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. É por isso que devemos manter uma distância de pelo menos 1 metro de pessoas doentes e não tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos sem receber a devida higienização.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Vale salientar que não se sabe ao certo quanto tempo o vírus sobrevive em uma superfície, mas o SARS-Cov-2 parece se comportar como outros coronavírus. Isso significa que ele pode permanecer vários dias sobre superfícies, sendo esse tempo variável a depender das características do ambiente e da superfície em que ele se encontra.
Leia também: O que é quarentena?

Como é feito o diagnóstico da COVID-19?

O diagnóstico da COVID-19 é feito por meio de coleta de material respiratório. Posteriormente o material é levado a laboratórios que realizarão exames de biologia molecular para detectar o RNA do vírus.

Como é o tratamento da COVID-19?

A COVID- 19, até o momento, não apresenta tratamento específico, assim como a maioria das doenças virais. A recomendação é o repouso e hidratação. Os sintomas, como febre e dor, são tratados com uso de medicamentos antitérmicos e analgésicos.

Como podemos nos prevenir e evitar a transmissão da COVID-19?

A COVID-19 é uma doença grave e potencialmente fatal, sendo assim, é fundamental prevenir-se da doença e evitar a transmissão para outras pessoas. Veja a seguir algumas dicas importantes para garantir a prevenção e controle da COVID-19:
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou faça higienização utilizando álcool em gel 70%;
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sem a devida higienização;
  • Mantenha distância de pelo menos 1 metro de outra pessoa que esteja com sintomas de gripe, ou seja, tossindo ou espirrando;
  • Limpe objetos que são utilizados com frequência, como celulares;
  • Ao tossir ou espirrar, utilize lenço para cobrir o nariz e a boca ou utilize a parte interna do cotovelo;
  • Se não estiver se sentindo bem, permaneça em casa e, em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, procure um médico;
  • O uso de máscara é recomendado para profissionais da saúde e pessoas com sintomas de doenças respiratórias, portanto não é necessário para indivíduos saudáveis.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

 SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Coronavírus (COVID-19)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/coronavirus-covid-19.htm. Acesso em 06 de maio de 2020. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário