quarta-feira, 6 de maio de 2020

Ano l Eixo: Linguagens e suas Tecnologias

Atividade do dia 29 de julho
Vamos trabalhar a concordância verbal?
Você sabia que devemos falar ou escrever concordando os pronomes e verbos? Como assim?
Vamos ver um exemplo?

Pronomes pessoais
SINGULAR - UMA PESSOA SÓ
EU
TU
ELE/ELA
______________________________
PLURAL
NÓS
VÓS
ELES/ELAS
_______________________________
VERBO FALAR
EU FALO
TU FALAS
ELE/ELA FALA
NÓS FALAMOS
VÓS FALAIS
ELES FALAM
____________________________________________________________________
                                                 EXEMPLO
ELE FALA - UMA PESSOA SÓ - SINGULAR + SINGULAR
ELES FALAM - OUTRAS PESSOAS - PLURAL + PLURAL
PORTANTO NÃO PODEMOS COMBINAR SINGULAR COM PLURAL OU PLURAL COM O SINGULAR

AGORA, FAÇA NO SEU CADERNO.

1. COLOQUE VERBOS PARA COMBINAR, OU SEJA, FAÇA A CONCORDÂNCIA VERBAL
Usem os verbos CANTAR OU PULAR.

A. Ana e eu __________ na festa.
B. Joana ______________ ontem.
C. Nós ___________corda o dia inteiro.
D. Eu _______corda todos os dias.
E. Minha mãe e eu ___________ juntas.
f. Nós _______________ a música da novela e gravamos.

2. Marque apenas as orações em que há concordância verbal.
A. Pró Samai viajou para Feira de Santana.
B. Eu tomei refrigerante.
C. Nós foi comer um mocotó na roça.
D. Eu e Ana foi na feira comprar repolho.
E. Nós tira dinheiro no banco todos os dias.
F. Naquele dia, nós comprou muita pipoca.
G. James e Eduardo construiram um castelo de areia.

________________________________________________________________

Atividade do dia 27 de julho
Você sabe o que é resenha?

Pois bem... Aqui no Nordeste resenhar é tirar sarro da cara do outro. Contar para os amigos, com gracejo, algo que aconteceu.
Será que no livro trata-se da mesma coisa?
Leia o texto do livro de Português, páginas 42 e 43. Em seguida, responda a atividade das páginas 44 e 45.
E então, o que você aprendeu sobre esse gênero?
____________________________________________

Atividade do dia 17 de julho

Resposta do livro de Português, páginas 82 a 85.


Atividade do dia 15 de julho

Atividade do dia 06 de julho

Você já ouviu falar de sapato que mia? Pois é! Uma velhinha tinha um par de sapatos que miava bastante. Clique no link para conhecer a história.

O sapato que miava de Sylvia Orthof
Acesso: https://youtu.be/1jcebd21v20

Você gosta de animais? Tem algum? Qual?

_____________________🌺_________________

Atividade do dia 08 de junho

Nem todos os filmes são de longa duração. Alguns filmes são curtos e são chamados de curta-metragem.
Vamos ver alguns?
Vídeo 1. Alma

Fantasia
Animado (em forma de desenho)
Final inesperado
Clique para assistir Alma, o vídeo 01
https://youtu.be/irbFBgI0jhM

Vídeo 2. O Dia Mundial da Gentileza
Comédia
Animado
Final esperado
Clique para assistir O Dia Mundial do Gentileza, vídeo 02
https://youtu.be/A6PWu3EH7Xw

Registre no caderno as suas impressões sobre os vídeos.

A. De acordo com a paisagem do filme 02, é possível
dizer que ele pode ter acontecido no Brasil? Por quê?
A paisagem do vídeo 1 é de inverno rigoroso com neve, o que no Brasil não acontece.
Observação: Em alguns lugares do Sul do Brasil neva um pouquinho no inverno.
B. Qual curta-metragem é irreal, o 1 ou o 2? Por quê?
O vídeo irreal é o 1 por que crianças não viram bonecas e ficam aprisionadas em loja.
C. Em qual vídeo nos ensina uma lição? Explique.
O vídeo que nos ensina uma lição é o 2. Ele nos mostra que um pouco de gentileza não faz mal a ninguém... Melhora o mundo e faz bem a si próprio.
D. Qual vídeo lhe agradou mais? Justifique.
Resposta pessoal
___________________________🌺________________________
 Atividade do dia 1° de junho

A linguagem fílmica desenvolve o nosso vocabulário, o nosso olhar pelas culturas do mundo e desperta sentimentos...
Use o livro de L. Portuguesa para fazer a atividade das páginas 55 e 56.


q

Na atividade, o site Adoro Cinema fez críticas ao filme O Bom Amigo Gigante. Você concorda? Para concordar ou discordar de algo, faz necessário conhecer. Você já assistiu? Pode opinar sobre isso?
Se você nunca assistiu ao filme citado, clique no link, pegue a pipoca e bom filme. Tome nota das suas impressões.


Filme: O Bom Gigante Amigo
https://youtu.be/R62JQx-8kYc.

Agora, quero a sua opinião. Seja um crítico e me fale o que você achou do filme. Você poderá escrever no caderno, gravar um vídeo ou um áudio falando sobre ele.
________________________🌺_________________________
Atividade do dia 29, sexta-feira




  Atividade com respostas pessoais.
  Escrita de diálogo.
     Regras:
 Travessão antes da frase.
 Início da frase com letra maiúscula.
 Ponto no fim da frase.
 Exemplo:
 - Olá! O que você está fazendo aqui nessa praça só?
 - Oi! Estou aguardando a minha mãe. E você?
________________🌺_______________🌺_______________


Atividade do dia 18 de maio, segunda-feira
                         Sinais de pontuação
 
          Um texto sem pontuação é difícil de compreender. Por isso, os sinais de pontuação são importantíssimos na escrita de um texto.
          Veja o vídeo.
   https://youtu.be/voHbGdVKAWg

           Reescreva o texto em seu caderno
     
                   VISITA AO SANATÓRIO

UM MÉDICO FEZ UMA VISITA AO SANATÓRIO PASSEOU PELO JARDIM OBSERVANDO OS INTERNOS AVISTOU UM DELES COM CANETA E PAPEL NAS MÃOS SE APROXIMOU E PERGUNTOU O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO ESCREVENDO UMA CARTA PRA MIM E O QUE ESTÁ ESCRITO NELA COMO VOU SABER EU AINDA NÃO RECEBI



RESPOSTA


VISITA AO SANATÓRIO

UM MÉDICO FEZ UMA VISITA AO SANATÓRIO. PASSEOU PELO JARDIM OBSERVANDO OS INTERNOS. AVISTOU UM DELES COM CANETA E PAPEL NAS MÃOS, SE APROXIMOU E PERGUNTOU:
- O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO?
- ESCREVENDO UMA CARTA PRA MIM.
- E O QUE ESTÁ ESCRITO NELA?
- COMO VOU SABER?? EU AINDA NÃO RECEBI!!

PODENDO HAVER OUTRAS POSSIBILIDADES DE PONTUAÇÃO. 😉

  _____________🌺_______________🌺____________      
           Atividade 1.    Data: 12 de maio                                     

 Tirinhas




































    (Caulos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 4 jul. 1975. Caderno B.) 

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
  
       Faça no caderno
  1. Quantas pessoas aparecem na tirinha?
  2. No 1º quadrinho da história da Mônica, alguém a chama de dentuça.
    a) Como ela reage a isso no 2º quadrinho?
    b) Por que você acha que ela reagiu assim?
    c) O que ela provavelmente faria, se o autor da frase fosse o Cebolinha?
  3. No último quadrinho, Mônica surpreende o leitor com sua reação. Dê uma razão para ela não ter reagido como esperávamos.
  4. Nos quadrinhos, embora os balões estejam separados, como sabemos que há comunicação entre Mônica e a personagem Titi?
  5. As tirinhas sempre têm um final DIVERTIDO. 
  6. Leia.
                              Mais tirinhas...

              Quer criar as suas próprias tirinhas? Acesse o link, insira um email e já está cadastrado.


Atenção: As respostas serão colocadas nas questões após 24 horas.
                                     

11 comentários: